sábado, julho 22, 2006

Intensidade


Photo: Eduardo Barrox

"
...

O que quer dizer ser humano?
Os canalhas são humanos?
Os assassinos são humanos?
Os poetas são humanos ?
Os músicos são humanos ?
O amor é humano ?
A cada ano novo o que se vê é tão sórdido, tão absurdo, tão terrificante, que você se pergunta....O QUE É SER HUMANO?

(Pequena pausa)

A santa que lavava os pés dos leprosos e depois bebia a água da bacia?
Quando eu era criança no colégio interno eu tinha ataques de náusea quando a freira me lia a tal história...
Era sempre um sair correndo com o lenço na boca e vomitar lá fora ..
Aquela santa era humana?
É uma noiva de Deus.. Me diziam..E eu lá no fundo..Dizia..SE É ASSIM..QUE ELE NUNCA ME PERCEBA..QUE AOS OLHOS DELE EU SEJA APENAS UMA SOMBRA..

(Pequena pausa)

Até hoje não consigo entender porque deus ficava noivo de alguém que bebia aquela água nojenta..E com o mesmo horror e perplexidade, hoje me lembro :

A santa que bebia a água da bacia se chamava Santa Margarida Maria Alaquoque..Também não sei mais nada sobre ela,só isso, ainda bem...e tem outra :

Por que será que todas as coisas ligadas à santidade são necessariamente ligadas ao sofrimento?
Por que é preciso flagelar-se, jejuar, maltratar o corpo, mutilar-se, dar todos os bens, ser um paria na vida?
Por que os humanos inventaram um Deus ou Deuses sempre ameaçadores, ávidos por sangue e martírio?
O conceito de martírio, holocausto,sofrimento para dar prazer a um Deus para mim é inaceitável. Todos esses supostos diálogos dos humanos com um suposto Deus me lembram o fato é que ninguém entendeu nada até agora.
Deus é a completude do Diabo.Ambos brincam como estes humanos de todas as personalidades e amores , brincam e se divertem com o desespero de cada um.

(pequena pausa)

Bom, segundo a ciência os humanos tem muitos parafusos soltos entre o neocortéx e o hipotálamo...Ah..também não me venham com essa de um Deus mandar seu filho para a terra, a fim de ser crucificado..Para nos salvar, me ensinaram, mas nós não fomos salvos de nada!!!
Continuamos os mesmos estúpidos,paranóicos é só ler a história..Continuamos os mesmos estúpidos, paranóicos caminhando em direção à loucura, ao pânico, ao desespero..Como é que você pode entender alguém que te diz:

“ Sim, meu amor, eu te amo, mas agüenta firme que vou te arrancar as unhinhas..Aguente que vou te furar os óinho,agüenta firme que vou te crucificar...”
Parece até historinha sadô..
“ me bate, meu amor, me corta de gilete, me põe o armário em cima.”

Se Deus fosse só um amante enciumado e eu o traísse com o chifrudo, até dava pra entender..

(pequena pausa)

Bom o sexo é ligado há muitas fantasias sórdidas...fantasias que habitam cada um de nós ...mesmo entre aqueles que se dizem puros ou santificados...

( pequena pausa)

Vou te dizer uma coisa :
‘ Tens um inimigo. Deseja-lhe uma paixão’
Mas a luz lá de cima...O grande sol das almas me condenando ao sofrimento, me pentelhando para sempre a vida? Ah, isso não..Aí já é demais..Outra coisa.Eu gosto muito do Jesus..O Yeshua foi um excepcional..UM HOMEM da mais alta qualidade mas também gosto da teoria da vitimologia. Jesus não poderia ter sentido culpa pelos mais variados motivos?
Por excessiva bondade?
Por ter amado ou desejado Marta,Maria ou Madalena?
Por ter espancado aquela figueira ?
Por ter sido tão admirável, tão singular e tão raro ? Por extrema beleza ? Por tão grande poder de sedução ? Sim por que não é todo dia que você vê alguém andando para cima e para baixo sempre acompanhado de doze homens. Eu me sentiria culpada por tanta sedução e quem se sente culpado no fundo quer ser castigado. Aí vocês poderão pensar..Mas ele falou : ‘ Pai afasta de mim esse cálice.’
Cálice do desejo de Poder , que foi bebido em goles grandes e depois renegado na Cruz,
Ato final de um grande espetáculo silencioso e dramático
Vocês acham que ele ficou gritando feito um ator no palco , lá no jardim das oliveiras, aos quatro ventos para acordar discípulos e passarinhos, justo ele que sabia ser tão delicado?
Ó patéticas invenções e nós humanos, tão ambíguos e absurdos...Mesmo assim se eu tivesse que nascer de novo queria ser homem, um homem lindo , porque beleza é fundamental

...
"


Trecho do Texto Teatral "Intencidade" de Marcelo Ariel e co-autoria Rita Santilli
Baseado em Hilda Hilst ....a ser montado no final de 2006, direção: Rita Santilli

6 Comments:

Blogger Karla Rensch said...

A seducao sempre seduz,kkkkkkkk
TExto maravilhoso!
Bom final de semana!
Beijo!

22 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Maravilhoso!!!

vc é pura arte Rita...
uma arte de ser única...

22 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

palavras de reflexao
sabe as veze me pergunto como vc
o q é ser humano
pq tanto julgamento e sofrimento no mundo, pq naum podemos amar
e ser amado tao intenso
para estar perto de deus pq q eu preciso de tanto sofrimento
olha a cada texto seu fico mais emocionado
mil bjos
leonardo geronazzo

23 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ritinha espetacular !
parabéns a ambos e sucesso
de todo coração e brindemos 'a amizade !Vou te dizer uma coisa :
‘ Tens um inimigo. Deseja-lhe uma paixão’
tua vica além mar

03 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Que texto gostoso!!!
Deve ser lido como se toma um bom vinho... devagar, degustando cada linha!
Gosto da sua maneira de se expressar através das Palavras...

"Ando por ai querendo te encontrar
... Palavras, palavras, apenas palavras, ao vento, momento..."

Certamente suas Palavras marcam e nos faz pensar acerca de tantos conceitos que nos imputam, desde cedo, por crença e muitas vezes, passamos uma vida sem jamais questioná-los.
Por que uns sofrem e outros não?
Por que a "cruz" de alguns é mais pesada do que de "outros"?
Pq tanta maldade?
Pq o ser humano é a única criatura que mata outro ser humano por maldade, ódio, raiva, roubo?

Concordo com o Leonardo, para se estar perto de Deus não há a necessidade de tanto sofrimento, acredito mais que vc se achegando a Ele com um coração quebrantado e contrito, certamente Deus não desprezará...
Amei Rita, aliás, Madagascar é um Oasis onde podemos sentir um vento suave a tocar a nossa face
Oasis de palavras a tocar a nossa mente!
Beijo!

Meyre Nunes

09 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Fiz uma segunda leitura:

Bárbaro, esse texto em cena deve ficar um espetáculo.

Sucesso a todos vocês!

Meyre

31 agosto, 2006  

Postar um comentário

<< Home