quinta-feira, junho 01, 2006

Traição ...Atitude tão Presente em nossas Vidas


Traição
Que palavrinha e ato tão comuns na vida de qualquer ser humano ....
São tantos os tipos
São tantas formas
São tantos os sofrimentos que causam

Traição dentro de casa
Traição de colegas de trabalho
Traição de amantes
Traição de verdades
Traição de ódios
Traição de ...
e a lista não tem fim

Mas a que considero a pior de todas, apesar do horror de todas
É a traição de alguém que se diz seu amigo,

Essa pessoa entra na sua Vida
Fica totalmente presente
compartilhando os acontecimentos cotidianos
E em um certo dia
Vem a punhalada nas costas

Porque o traidor age pelas costas sempre

Quantas vezes não vivi o espanto de descobrir, uma atitude, um gesto que claramente buscava trair o outro,
Inveja ?
Ódio ?
Vingança ?

Ou mero prazer doentio de atacar o outro ? Matar o outro de forma figurada,
Porque uma Traição é uma tentativa de Assassinar o outro,
quando ele menos espera e quando ele está mais frágil


Posso dizer, que tenho nas costas marcas de muitos punhais
Algumas cicatrizaram
Outras ainda latejam
E outras me causam uma dor que parece nunca ter fim

Mas a todo momento estamos sendo traídos de uma forma ou outra
A dignidade, o respeito, o afeto, o caráter de muitas pessoas fazem com que elas simplesmente traíam
E acreditem, piamente, que estam agindo de forma correta
Uma forma de se livrar da culpa, talvez ?

Pois quem Traí não sente culpa
Inventa para si e para os outros razões, necessidades e motivos para tal comportamento

A Traição vive na sombra
Nos becos sujos
Nos caminhos tortuosos de quem não sabe
E nem se importa em saber
O tamanho da dor do outro

Pois para ele só o seu sentimento é o sentimento verdadeiro

Nunca assume sua atitude e sua falta de amor
São pessoas que sempre estarão traíndo e achando que tudo está correto


Mundo
Mundo
Vasto Mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria apenas uma rima
Não uma solução

Não há solução para este ato diário de tantas pessoas
Não há solução para o que passa pela cabeça de quem traí

Só quem sente a dor inesperada,sabe o tamanho do machucado rasgado na alma
E para curá-la leva-se tempo
Muito tempo
E muita desilusão
Até chegar na calmaria do perdão






Trecho do Poema de Drummod
Imagem : Judas e seu Beijo de Traição

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Texto muito bonito e infelizmente muito presente em nossas vidas, mas contudo... temos que tentar perdoar, mas somente sentido na pele para entender mais sobre isto, por mais que tentamos infelizmente erramos... um beijo grande com carinho Silvinha.

01 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

É Rita.. Impressionante o texto!
Como é difícil identificar um traidor antes do ato em si!

Que as punhaladas da vida nos torne pessoas cada dia mais humanas, honestas e de boa índole.
E que cada obstáculo seja muito útil e nos ensine muito.

Super abraço, querida.

Lu Limeira :)

02 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ritinha maga querida,
nós nos traímos frequentemente, inventamos, nos iludimos , vemos o que interessa , o que reforça algumas crenças...ilusões. O pior é que no íntimo sempre sabemos que seremos traídos pelo traidor ...é o deu papel ...?
Sei que doi, e como sei mas depois de um tempo, a minha experiência
é que sou grata a cada um que me traiu , pois jogou-me adiante e enfrente a mim mesma , tornei-me mais forte ... mais alerta mais próxima de mim mesma >
O que não me mata me fortalece... Nietzsche disse mais ou menos isto.
bjs sempre tua
virgínia

02 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Estive aqui.. na sua casa e fiquei lendo, respeitosamente, como quem sopra para aliviar a dor das marcas mais fundas..cicatrizes na alma. Estas eu também as tenho.
Imagino o que sentes.
As sutis demosntrações da traição, só não as reconhecmeos porque não fazem parte de nosso repertório.
Deixa-te assim.
Marcada porém inteira! Sara.. Sta. Sara!
Xêro!

02 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rita ...
Infelizmente este tema é algo presente no cotidiano de todos ..
Creio que todos já vivenciamos uma traição de forma vil ...

Normalmente da dor formamos nosso próprio remédio e continuamos a caminhada da vida .. com e tão somente mais atenta , mas sem perder a beleza do algo novo ..

Harmonia e Paz pra ti.

02 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Madagascar...
Oi Rita

Lindo o texto, doído, mas infelizmente acontece sim.
Traição nunca tem explicação, mas existe o perdão
(palavrinha difícil de explicar quando nós temos que
liberar o perdão...)
Passei por uma experiência onde eu "trai", jamais
conseguia conceber isso em minha vida, quando vi,
fato estava consumado...
Dolorido demais,vem o
arrependimento, a vergonha, as culpas, por quês, ... e quando se perde
a amizade, vem um enorme vazio na alma, desespero, escuridão, solidãoo... se pudesse voltar ao passado...
mas só assim, pude entender o valor do PERDÃO,
e depois desse fato liberei perdão a quem havia
me machucado profundamente...ressentimentos
A gente só aprende viver vivendo...
Sinto que o TEMPO, as reflexões e o AMOR
sejam os melhores remédios para nossa alma.

Desejo que sares e continue a escrever coisas lindas e verdadeiras de nosso cotidiano.
Beijos

Meyre Nunes
...

02 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

querida Rita,

uma vez você me acolheu e me carinhou, quando tinha levado uma apunhalada das boas!
Estou aqui para deixar via digital o afeto, carinho e gratidão que sinto por você.
O quarto de hóspedes te recebe aqui no campo quando você quiser.
Tem sorvete com groselha!
beijos

02 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rita... este madagascar, linha oriental em minha navegação por estas veredas internéticas.

Deixo aqui um beijo potente, não um beijo de traição, mas de atração.

De vez em sempre dou as caras aqui e conecto com um lirismo potente de afectos alegres.

03 junho, 2006  
Blogger Karla Rensch said...

Nossa, eu que me sentia sangrando, e única no mundo, vejoagora quanto é comum esse fato tao mesquinho, beijos linda!!!
Perfeito o texto, Inspirador!!!!
DEpois de tempos sem net, c´´a estou eu de volta!

06 junho, 2006  

Postar um comentário

<< Home